Começar em Mim



          Ao longo das últimas décadas o Brasil e a América Latina passaram por grandes transformações em suas realidades. Ditaduras foram desfeitas e governos democráticos assumiram o poder graças a uma ativa participação do povo. Entretanto, isso não significa que todos os objetivos sociais foram atingidos. Ainda podemos ver nas ruas de nossas grandes cidades a pobreza morando lado a lado com a riqueza. Milhares de pessoas não têm acesso a serviços básicos de saneamento, saúde, educação e segurança. Mesmo quando esses serviços são oferecidos, falta à qualidade necessária na hora do atendimento, fazendo com que essas políticas públicas sejam ineficientes.

E quando falamos em eficiência nas políticas públicas percebemos que a maneira principal disso acontecer é através de uma ativa participação social. Essa participação se constitui em uma das tarefas mais importantes da democracia. É através dela que podemos não somente fiscalizar governos, mas também propor novas idéias que busquem a mudança de uma determinada realidade de subdesenvolvimento, para outra que garanta todos direitos dos cidadãos.

Para que essas mudanças venham ocorrer cada cidadão precisa se perceber como agente transformador da história, e não apenas como um mero coadjuvante dentro de suas comunidades.   Começar em Mim deseja reunir experiências exitosas de participação social, discutir democracia e desenvolvimento social, mas acima de tudo mostrar que pequenas atitudes diárias levam a grandes transformações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como Lutar Pela Democracia?

Nos dias que antecederiam o afastamento da Presidenta Dilma Roussef de suas funções no Governo Federal, recordo que fomos até a Avenida...