quarta-feira, 7 de outubro de 2015

O Que Você Tem a Ver Com o Conselho Tutelar?


Na segunda pela manhã cumpri minha rotina diária. Levantei da cama, peguei o café que estava sobre a mesa e misturei com alguns biscoitos. Caminhei até a sala e enquanto saboreava o café, lia o jornal do dia. Eu estava curioso para saber o resulto da eleição que escolheu os novos conselheiros tutelares de Fortaleza. Foram dias de grandes mobilizações comunitárias pela cidade. Diversas vezes escutamos sobre o perfil ideal do conselheiro tutelar. Lembro-me que a característica mais importante era ter um reconhecido envolvimento na causa da infância.

Assustei-me diante da lista. Desde 2009 milito em Fortaleza nessa causa. Conheci muitos nomes e pessoas cuja dedicação mereceria prêmios anuais. Mas, a lista que estava diante de mim tinha alguma coisa errada. Dos 40 nomes escolhidos, apenas um tinha um trabalho reconhecido dentro da cidade na área da infância. Não estou dizendo que os outros 38 são pessoas desonestas, mas reitero não os conheço caminhando nessa área.

Infelizmente muitas denúncias se fizeram. Críticas na condução do processo e indícios de ilegalidade se multiplicaram. Não estou aqui para fazer um julgamento dos fatos, pois não tenho subsídios e provas materiais suficientes para poder tecer algum tipo de parecer. Mas, o que tenho é a certeza que não foi dada ao processo a importância necessária. Que as dificuldades encontradas nos locais de votação, a má fé de alguns candidatos e o envolvimento de políticos tirou o brilho desse processo.
Para aqueles que não sabem, nós costumamos definir o Conselho Tutelar como a porta de entradas das denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes. Na prática, é o lugar onde toda cidadão deve ir quando presenciar que uma criança está em risco. Pois bem, algo tão importante é negligenciado por nossas autoridades. Lamentamos que os órgãos governamentais não tenha realizado uma massiva campanha convidando a população a participar desse pleito. Parece que há um grande desinteresse por parte de nossas autoridades na melhoria desse equipamento.


O que isso tem a ver com você? Se você foi votar e vendeu o seu voto ou se você não foi votar, saiba que você tem grande responsabilidade na violência que presenciamos em nossos dias. Você é responsável pela dor de 18 mil crianças que diariamente sofrem com a violência doméstica. Saiba que em 2011, 70% das vítimas de abuso sexual tinham menos de 18 anos, e abaixo de 18 anos, 50% tinham menos de 13 anos. Sem um conselho tutelar atuante, a dor dessas crianças continuará silenciada. E o que dizer de outras violências como trabalho infantil, negligência, exploração? Todas essas violências poderiam ser minimizadas com prevenção e com um Conselho Tutelar atuante. Veja agora as conseqüências dos seus atos! Depois não me venha dizer que você é um grande defensor da família e dos bons costumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como Lutar Pela Democracia?

Nos dias que antecederiam o afastamento da Presidenta Dilma Roussef de suas funções no Governo Federal, recordo que fomos até a Avenida...