domingo, 26 de outubro de 2014

Superar e Integrar


Que meses inesquecíveis! Que dias intensos e polêmicos! Hoje, quando enfim termina o processo eleitoral desejam colocar em nossos corações um sentimento de divisão. Entretanto, o único cabível nesse momento é de celebração. Vivemos em uma democracia das mais novas e brilhantes do mundo.

Nesses três meses discutimos projetos políticos. Vimos temas ambientais sendo colocado em pauta. Dissemos que não estamos felizes com os casos de corrupção. Percebemos que eleições são ganhas no corpo a corpo, no debate constante com os eleitores. Que currais eleitorais estão perdendo a sua força. Vimos que o povo em nome dos projetos que escolheram vão as ruas lutarem por eles, sejam petistas ou tucanos.

Escolhemos entre dois projetos políticos de governança. Nessa escolha, parte de país votou de uma maneira, a outra discordou. No final das contas, tivemos um resultado bastante apertado. É hora de como cidadãos aprendermos com isso. Como nordestino a lição que tiro nessa noite é que precisamos entender porque São Paulo fez uma escolha por um projeto diferente do nosso. O que foi que deu certo em São Paulo que permitiu a reeleição de Alckim e a votação expressiva do Aécio Neves. Os paulistas também precisam buscar compreender a escolha dos nordestinos. Ela não é fruto de uma desinformação política. Ao contrário, os nordestinos votaram como votaram porque veem no atual governo benefícios para a sua região. O povo nordestino é um povo marcado na luta política e por justiça social.

Enfim, proponho que ao invés de alimentarmos preconceitos e discursos de ódio, possamos realizar grandes assembleias de escuta. Um diálogo intenso e troca de experiências entre nordestinos e paulistas. Precisamos superar esse momento, mas levando em conta aquele conceito de Hegel que diz: “O que é superado deve ser conservado. Superar não é esquecer e nem destruir. É integrar”. Que possamos integrar nossas sabedorias, vivencias e conhecimentos na construção de uma país cada vez mais forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como Lutar Pela Democracia?

Nos dias que antecederiam o afastamento da Presidenta Dilma Roussef de suas funções no Governo Federal, recordo que fomos até a Avenida...