terça-feira, 30 de outubro de 2012

Rota da Paz, Por Uma Cultura de Paz!




Uma das propostas desse blog em sua criação era compartilhar histórias que representassem a busca pela justiça e igualdade, experiências que possibilitassem a transformação de uma realidade social tão sofrida. Nada melhor do que começar por uma que conheci e participei ativamente nesses últimos anos: Rota da Paz.

No ano de 2009 conheci uma instituição denominada Missão Betsaida que desenvolvia projetos na área de desenvolvimento comunitário. Foi a partir dessa relação que entrei em contato com a Metodologia Rota da Paz. Para entendermos o contexto da criação desse projeto, hoje metodologia na área de cultura de paz, precisamos direcionar o nosso olhar para a cidade de Fortaleza.

O Mapa da Violência feito pelo Instituto Sangari demonstrou que o número de mortos por causa do uso da violência aumentou no Nordeste, chegando a declarar que essa região pode ser definida como a grande chaga da violência no país. Os números de homicídios aumentaram 65%, os suicídios 80% e os acidentes de trânsito 37%. Na população jovem os índices são ainda piores: um crescimento de 49% nos acidentes, 95% nos homicídios e 92% nos suicídios. Fortaleza é um dos municípios onde esses dados se confirmam, pois entre 2002 e 2010 a taxa de homicídios contra crianças e adolescentes triplicou. A capital subiu da 21ª posição para a 6ª posição no ranking nacional.

Sensibilizada pela dor dessas famílias que perdiam seus filhos e motivadas pelos parceiros para a criação de um projeto que pudessem agir no meio desses ciclos de violência, a equipe da Missão Betsaida, na pessoa de sua coordenadora Rose Lira, trabalhou na elaboração do Projeto Rota da Paz. Logo nos primeiros meses de aplicação as mudanças já eram visíveis na vida dos adolescentes e jovens beneficiados. Com o sucesso do projeto, Rose Lira foi desafiada a sistematizá-lo, concluindo dessa forma a formação da Metodologia Rota da Paz.

Abaixo, reservamos uma entrevista com a Rose Lira no Programa Papo na Rede, pertencente a Koinonia Online. Durante a semana continuaremos a falar um pouco sobre a Rota da Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como Lutar Pela Democracia?

Nos dias que antecederiam o afastamento da Presidenta Dilma Roussef de suas funções no Governo Federal, recordo que fomos até a Avenida...